ANS. Isso é grave, doutor?


Quem já contratou um seguro saúde certamente já viu a sigla ANS, citada em vários momentos na apólice. Diferente dos chamados Seguros Gerais (Auto, Residência, Empresarial, Responsabilidade Civil etc), que são regulados pela SUSEP – Superintendência de Seguros Privados, os Seguro Saúde são regulados pela ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar, por tratar especificamente das questões relacionadas a esse segmento.

A ANS é um órgão do governo que estabelece as normas, efetua a fiscalização e a intermediação com as operadoras do sistema de saúde suplementar (entre os quais as operadoras do seguro saúde). Também é responsável por regulamentar as coberturas mínimas a serem dadas pelos planos. É, portanto, uma importante fonte de informação para você conhecer os seus direitos. Para facilitar a consulta, o órgão conta com um  Espaço do Consumidor, no qual constam informações para auxiliar o usuário na utilização de serviços.

Outro canal muito útil é a Federação Nacional de Saúde (FenaSaúde), associação civil sem fins lucrativos, que reúne as Seguradoras Especializadas em Saúde (como a Marítima Saúde), além de  operadoras de outras modalidades, como Medicina e Odontologia de Grupo. A instituição também trabalha para o desenvolvimento desse setor e seu relacionamento com o consumidor, por meio de uma série de ações com o objetivo de estimular as pessoas a adotarem hábitos saudáveis. Um bom exemplo é a cartilha Hábitos Saudáveis: dicas para o seu dia-a-dia, que pode ser baixada gratuitamente aqui.

Lembre-se: ter um seguro saúde é essencial, no entanto, é preciso saber todas as regras antes de contratá-lo. Isso, com certeza, é um santo remédio!



fonte: bomteverbem

thumbnail
About The Author

Ut dignissim aliquet nibh tristique hendrerit. Donec ullamcorper nulla quis metus vulputate id placerat augue eleifend. Aenean venenatis consectetur orci, sit amet ultricies magna sagittis vel. Nulla non diam nisi, ut ultrices massa. Pellentesque sed nisl metus. Praesent a mi vel ante molestie venenatis.

0 comentários