Dez dicas para evitar assaltos com seu carro



Se você tem carro, muito provavelmente tem seguro. Foi-se o tempo em que se pensava duas, três, dez vezes para se fazer um seguro. Hoje, é imediato: chaves numa mão, caneta na outra, assinando a proposta do seguro.

A primeira motivação de quem faz um seguro de carro vem do medo de ser roubado (a segunda, do receio de um acidente). O fato é que, mesmo com seguro, ninguém quer passar pela temível experiência de ser assaltado. Até porque, além do prejuízo dos pertences, a redução da classe de bônus e o incômodo de ficar sem carro por algum tempo, a violência psicológica (e até física!) é traumática.
Por isso, destinamos ao nosso assistente de Marketing, Renato Gandini, a missão de reunir dicas de como evitar ser assaltado ao conduzir seu veículo. Confira a receita:

1- Atenção, mesmo antes de entrar no carro
Quando estiver caminhando em direção ao seu veículo, tenha as chaves na mão, olhe em volta e dentro do carro antes de se aproximar para abri-lo. Ao entrar, seja rápido: trave as portas, dê logo a partida, engate a primeira marcha e saia logo do local em que estava estacionado. Em hipótese alguma fique parado dentro do carro, principalmente à noite e na porta de casa.

2- Chaves separadas
Mantenha as chaves do carro separadas das da residência, e sempre em seu bolso. Em caso de roubo do veículo, além de não ter a dor-de-cabeça de ver as chaves da casa roubadas com o carro, você ainda previne-se de um risco ainda maior.

3- Evite riscos desnecessários
Estacione sempre em locais iluminados e com boa circulação de pessoas. Evite transitar em becos e ruas desertas. Mantenha seu carro sempre em ordem para evitar ficar na rua por uma pane ou problemas mecânicos.

4- Planeje sua rota
Antes de iniciar um deslocamento desconhecido, informe-se sobre a rota a ser percorrida, as principais ruas e trajetos. Um GPS ou até um simples mapa podem ser muito úteis.

5- Carro não é porta-treco!
Muito menos porta-jóias! Nunca deixe objetos de valor, como óculos, bolsas e celulares no interior do veículo e, se possível, utilize película escurecedora nos vidros (obedecendo ao que preconiza a lei, claro!).

6- Visão 360º
Mantenha atenção constante sobre o que está ocorrendo ao seu redor, num ângulo de 360 graus. Bandidos normalmente abordam pelo lado do motorista. Cuidado especial com as motocicletas com garupa.

7- Movimento constante
Mantenha seu carro ao máximo em movimento. Calcule as distâncias quando estiver próximo às esquinas e semáforos, conduzindo o veículo numa velocidade que reduza seu tempo parado. É muito mais difícil para um criminoso abordar você nessa situação.

8- Despiste!
Se perceber que está sendo seguido, nunca vá para casa. Procure postos de gasolinas, delegacias de polícia ou supermercados e, se possível, buzine ao chegar, para chamar a atenção.

9- Colisão pode ser proposital
Se estiver envolvido em alguma colisão, procure um local seguro para avaliar os danos. Um pequeno acidente pode ser proposital. Os bandidos trabalham com a reação natural de parar imediatamente o veículo, quando envolvido num acidente.

10- Nunca reaja! Nunca!
Se você, apesar de todos os cuidados, for abordado por um ladrão de carros, não tente reagir e não aja de maneira agressiva. Não encare os bandidos e entregue as chaves do carro calmamente. Assim que “liberado”, saia de perto e comunique o ocorrido à polícia.


thumbnail
About The Author

Ut dignissim aliquet nibh tristique hendrerit. Donec ullamcorper nulla quis metus vulputate id placerat augue eleifend. Aenean venenatis consectetur orci, sit amet ultricies magna sagittis vel. Nulla non diam nisi, ut ultrices massa. Pellentesque sed nisl metus. Praesent a mi vel ante molestie venenatis.

0 comentários