Como fazer uma precisa comparação de seguro de motocicleta



Motociclistas certamente concordarão que não há nada como sair para um passeio numa estrada aberta. Você encontrará algumas empresas dispostas a oferecer uma cobertura de seguro para a sua motocicleta, mas, quanto você irá pagar vai depender muito de como você é e de como é o seu estilo de vida. Andar de motocicleta é considerado um risco maior do que andar de carro e, portanto, se você deseja economizar nas cotações de preço, você precisa saber o que as empresas seguradoras estão querendo saber sobre você.

A maioria das seguradoras considerarão os mesmos fatores que você informaria para obter uma cobertura padrão para o seguro de motocicletas. Motociclistas mais jovens deverão esperar pagar mais caro, da mesma forma que os do sexo masculino, os solteiros e as pessoas que tenham uma história recente de vários acidentes.

A comparação do seguro de motocicletas – quais seguradoras vão lhe dar cobertura

Tanto quanto a sua história pessoal será considerada antes de uma seguradora lhe oferecer uma cotação de seguro para motocicleta, a idade, o tipo e a classificação geral de segurança da sua motocicleta serão analisados. Uma motocicleta mais nova não será necessariamente melhor vista se ela estiver “amassada” e preparada para andar mais rápido num menor período de tempo. Ao mesmo tempo, uma motocicleta mais velha, mas bem mantida, definitivamente irá gerar as cotações de seguro mais baratas.

Uma vez que o principal ponto de venda de certas motocicletas é encorajar os motociclistas a andarem em estradas em altas velocidades, as empresas seguradoras vêm isto como uma bandeira vermelha, que irá obriga-lo a pagar prêmios maiores. Se um motociclista com uma carteira de habilitação cheia de infrações solicitar uma cotação, várias seguradoras irão simplesmente se recusar a fazê-la.

A sua vizinhança faz diferença – a comparação do seguro de motocicletas

Ao contrário da maioria dos automóveis, as motocicletas podem ser roubadas mais facilmente, se precauções adequadas não foram tomadas. As seguradoras vão olhar para a sua vizinhança em geral, e então vão levar em consideração:
  • Taxa de crimes
  • Segurança da sua casa
  • História de roubos de motocicleta no seu bairro
Antes de solicitar uma cotação, você deve ter a certeza de que a sua motocicleta está protegida por algum tipo de alarme, assim como por outros dispositivos antirroubo. Em outras palavras, a seguradora precisará ter certeza de que você está seriamente empenhado em manter a segurança da sua motocicleta.

Outros fatores, que incluem aonde você trabalha, serão considerados pela seguradora antes de lhe enviar uma cotação. Eles também vão querer saber se você usa a sua motocicleta apenas para atividades recreativas, ou se você a usa como meio de transporte. A distância entre o seu local de trabalho e a sua casa será examinada, juntamente com as vias pelas quais você normalmente trafega.

Avaliação do risco – a comparação do seguro de motocicletas

Diferentes seguradoras lhe darão diferentes cotações, dependendo de quão prudente você é como um motociclista. As seguradoras irão também avaliar outros fatores da sua vida, incluindo, mas não limitados a:
  • Profissão – Se você anda atrás de emoções fortes, muitas seguradoras podem optar por recusar cobertura. Instrutores de paraquedismo e pessoas que andam armadas podem ter dificuldades para obter um seguro de motocicleta.
  • Idade – Talvez o fator mais importante que as empresas seguradoras irão considerar é a sua idade. Motociclistas jovens e inexperientes serão penalizados por não ter uma história como motociclistas.
  • Sexo – Infelizmente, os homens tem se mostrado estatisticamente mais propensos a correr riscos e costumam fazer manobras mais agressivas.
“Às vezes uma seguradora oferecerá cobertura para um motociclista que corre maiores riscos  a preços muito maiores, mas muitos fatores irão impedir qualquer empresa de lhe vender uma apólice de seguro”.

Todavia, se isto acontecer, você pode sempre tentar modificar ou corrigir um ou mais fatores de risco e então tentar novamente. Enquanto que pode ser frustrante verificar que você pode ter que pagar mais caro pela cobertura da sua motocicleta, estar segurado vai permitir que você dirija com paz de espírito.


fonte: figaseguros
thumbnail
About The Author

Ut dignissim aliquet nibh tristique hendrerit. Donec ullamcorper nulla quis metus vulputate id placerat augue eleifend. Aenean venenatis consectetur orci, sit amet ultricies magna sagittis vel. Nulla non diam nisi, ut ultrices massa. Pellentesque sed nisl metus. Praesent a mi vel ante molestie venenatis.

0 comentários