Sete dicas para o seu seguro de viagem nas suas próximas férias


A notícia do desastre do navio que fazia um cruzeiro próximo à costa da Itália foi particularmente notada pela minha família. No dia 1 de abril, nós zarpamos para um cruzeiro de sete dias no Caribe. A minha filha ainda está pirada e o meu filho também não está ajudando as coisas. Ele colou fotografias do Costa Concordia por toda a casa.

Um tema que esta tragédia trouxe para o foco das atenções foi o seguro de viagem. Meu agente de viagem e eu discutimos o seguro de viagem quando eu fiz a reserva do cruzeiro. Francamente, após gastar milhares de dólares em tarifa aérea e no cruzeiro, gastar um pouco mais em seguro não é a minha ideia de bom divertimento. Mas, em virtude do custo da nossa viagem, este é um assunto que nós não pudemos ignorar.

Embora eu não seja um perito em seguro de viagem, a minha pesquisa foi muito reveladora.

1. Apenas faça seguro quando você não pode arriscar perder

Nem todas as viagens necessitam de seguro de viagem. Se a sua perda potencial é de algumas centenas de dólares em tarifa aérea, o seguro de viagem provavelmente não vale a pena pelo custo e pelo trabalho envolvido. Por ouro lado, umas férias das que ocorrem apenas uma vez na vida, que custa cerca de 20.000 dólares americanos (aproximadamente 45.000 reais), deve ser protegida. Neste aspecto, o seguro de viagem não é diferente da maioria dos outros tipos de seguro.

2. Há muitas opções

Antes da minha pesquisa, eu achei que houvesse apenas um tipo de seguro de viagem. Na verdade, há muitos tipos, incluindo seguro para cancelamento da viagem, interrupção da viagem, seguro médico, seguro para perda de bagagem, seguro para evacuação de hotel, ou de avião, ou ainda de navio, e seguro de voo. A minha principal preocupação é o seguro para cancelamento da viagem, mas, há outras opções a considerar. Muitas empresas seguradoras oferecem pacotes que combinam dois ou mais tipos de seguro de viagem.

3. A idade é importante

Se for seguro médico ou seguro para cancelamento de viagem, a sua saúde física é um fator importante na determinação do prêmio (custo da apólice). Embora você não precise se submeter a um exame médico, como acontece quando você faz seguro de vida, a sua idade afetará o custo do seguro.

4. O seu seguro de saúde pode não lhe dar cobertura

Eu fiquei surpreso ao saber que nem todas as apólices de seguro médico, inclusive os convênios, lhe darão cobertura em viagem ao estrangeiro, ou num cruzeiro num navio com bandeira de outro país. É importante contatar o seu convênio e descobrir que cobertura você tem quando estiver viajando. Apenas depois disto você estará em condições de tomar uma decisão informada sobre o tipo de seguro de viagem necessário.

5. Problemas com o tempo

Eu fiquei surpreso ao saber, através do meu agente de viagem, que eu não precisava decidir a respeito do meu seguro de viagem quando eu fiz a reserva do meu cruzeiro. De fato, você pode comprar o seu seguro de viagem apenas uns poucos dias antes de embarcar. Há riscos, todavia, em esperar. Alguns tipos de seguro de viagem exigem que você o compre dentro de um determinado espaço de tempo após ter feito a reserva. No caso de seguro para cancelamento de viagem, você não estará coberto se você comprar o seguro após ter ficado doente, ou se um furacão varreu o local do seu destino.

6. O custo varia

É bom comparar os custos antes de tomar uma decisão. Embora o seu agente de viagem possa lhe oferecer opções, elas podem não ser as melhores nem as mais baratas. Algumas das melhores empresas seguradoras incluem Allianz, Porto Seguro e Bradesco Seguro. É bom lembrar que estas empresas seguradoras podem variar de país para país. Você pode também pesquisar este tema na internet.

7. Cartões de fidelidade não ajudarão

Em princípio, eu pensei que alguns dos mais renomados cartões de crédito incluiriam algum tipo de seguro de viagem. Mas, ademais de seguro por perda de bagagem, seguro de acidentes e seguro para carros de aluguel oferecido por alguns cartões, o seguro de viagem não faz parte dos benefícios. Se você quiser ter seguro para cancelamento ou para interrupção de viagem, você terá de compra-lo.


fonte : figaseguros

thumbnail
About The Author

Ut dignissim aliquet nibh tristique hendrerit. Donec ullamcorper nulla quis metus vulputate id placerat augue eleifend. Aenean venenatis consectetur orci, sit amet ultricies magna sagittis vel. Nulla non diam nisi, ut ultrices massa. Pellentesque sed nisl metus. Praesent a mi vel ante molestie venenatis.

0 comentários