background

Dez considerações importantes ao comparar planos de saúde



Ter que escolher entre vários planos de saúde pode ser uma tarefa assustadora. A seguir, estão alguns tópicos a levar em consideração, quando for preciso achar o melhor plano de saúde para atender as suas necessidades.

1. O seu médico: Os planos de saúde, exceto os que preveem livre escolha, exigem que sejam usados os médicos conveniados. Eles fornecem uma relação de médicos e de especialidades disponíveis. Poucos planos oferecem livre escolha e, neste caso, você precisa verificar se o seu médico atende algum plano “pelo convênio”. Alguns médicos simplesmente não atendem planos de saúde e apenas aceitam pacientes para atendimento particular. Se este for o caso do seu médico, há duas opções: ou você muda de médico ou terá de pagar as consultas.

2. Especialistas: Se você tiver uma doença que necessite da atenção de um especialista, estas mesmas considerações mencionadas no item anterior valem para médicos de diferentes especialidades.

3. Doenças pré-existentes: Geralmente, pessoas jovens e saudáveis não têm estes problemas, que afetam principalmente os mais velhos. Porém, se porventura você tiver alguma doença pré-existente, não se esqueça de, antes de contratar um plano se saúde, verificar se ela estará coberta pelo plano. Dependendo da sua idade, muitos planos exigem, antes de aceita-lo, que você seja submetido a um exame clínico completo, exatamente para verificar a possível existência de doenças pré-existentes e, possivelmente, para excluí-las. Os plano de saúde podem fixar um prazo de carência, isto é, a cobertura só valerá após um determinado período.

4. Emergências e internação hospitalar: Os planos de saúde, exceto os que oferecem livre escolha, fornecem uma relação de pronto socorros e de hospitais que podem ser usados. Todavia, verifique o que, para o pano de saúde, constitui uma emergência, pois, a definição de emergência do plano de saúde pode não ser igual à sua. No caso de uma internação hospitalar, os planos de saúde , em geral, exigem que sejam usados os hospitais próprios. Verifique antes quais são eles e, se possível, vá visita-los. Há vários hospitais que têm o seu próprio plano de saúde.

5. Exames físicos regulares: Se você gostaria de fazer exames médicos (check-ups) regularmente, verifique se o plano de saúde cobre estes exames, não só os exames clínicos, como também, e principalmente, os exames de laboratório. Alguns planos dão cobertura a estes exames, em especial se você tiver uma determinada idade. Às vezes é melhor para o plano de saúde pagar alguns exames regularmente e ter um segurado com boa saúde, ou descobrir uma doença quando ela ainda está no começo, do que arcar com as despesas acarretadas por uma doença crônica. Se você tiver filhos pequenos, verifique se o plano de saúde cobre o custo das imunizações básicas (vacinas).

6. Medicamentos: A grande maioria dos planos de saúde não cobre o custo total dos medicamentos, mas vários deles oferecem um desconto sobre o preço de venda. Não se esqueça ainda que, se você for um indivíduo idoso, você pode receber alguns medicamentos gratuitamente, através da Farmácia Popular, como os medicamentos para hipertensão arterial e para diabetes. Em geral, os planos de saúde dão cobertura total a medicamentos recebidos quando você estiver internado num hospital.

7. Gravidez: Neste caso, a cobertura vale se, ao contratar o plano de saúde, não houver uma gravidez em andamento. Por esta razão, em geral, os planos de saúde exigem uma carência de 9 meses, especificamente relacionada à gravidez. Verifique também, se você está considerando fazer algum tipo de tratamento para fertilização, se estes tratamentos são cobertos.

8. Outros serviços: Veja exatamente quais serviços estão cobertos por um determinado plano de saúde. Alguns serviços, tais como tratamentos de reabilitação por uso de drogas ou de álcool, tratamento de doenças mentais (esquizofrenia, depressão, TOC, etc.), atendimento domiciliar (home care), tratamentos experimentais, tratamentos alternativos, fisioterapia e outros poderão não ter cobertura.

9. Custo: É importante saber exatamente qual o custo de um determinado plano de saúde e exatamente o que é coberto por esse custo. Não se esqueça de verificar quanto você poderá deduzir ao fazer a sua declaração anual de rendimentos. Conheça os seus limites, inclusive os relacionados à sua idade e aos seus dependentes. Verifique cuidadosamente a lista de exclusões.

10. Corretor de seguros: Geralmente, cada plano de saúde tem a sua equipe de corretores. Todavia, você nunca sabe se o que eles estão sugerindo é o melhor para você ou o melhor para a seguradora. Você dificilmente sabe quais são, a cada momento, os detalhes da legislação sobre planos de saúde. Consequentemente, uma das melhores soluções é poder contar com um corretor independente e confiável.



Fonte: figaseguros
thumbnail
About The Author

Ut dignissim aliquet nibh tristique hendrerit. Donec ullamcorper nulla quis metus vulputate id placerat augue eleifend. Aenean venenatis consectetur orci, sit amet ultricies magna sagittis vel. Nulla non diam nisi, ut ultrices massa. Pellentesque sed nisl metus. Praesent a mi vel ante molestie venenatis.

0 comentários