Dez dicas para seguro de automóveis mais baratos para novos motoristas



Como todos os jovens motoristas sabem, o seguro de automóveis custa caro. Isto ocorre porque os novos motoristas são, por definição, inexperientes e, portanto, têm maior probabilidade de ter um acidente. Mas, como existe um seguro obrigatório, não existe a opção de não fazer nenhum seguro. 

Todavia, é bom lembrar que o seguro obrigatório cobre apenas despesas de terceiros.

Assim mesmo, há dicas que podem ajudar os novos motoristas.

1.  Curso de direção defensiva

A grande maioria das pessoas que foram recentemente aprovadas no teste de direção e recebeu a sua primeira carteira de habilitação para dirigir, provavelmente fez apenas as aulas básicas da autoescola. Estas aulas não costumam incluir instruções de direção defensiva. É por esta razão que muitas empresas, que dão carro a representantes de vendas e a certos executivos e diretores, exigem a complementação do curso básico da autoescola com um curso adicional de direção defensiva. Se você puder, faça-o. Vale a pena.

2.  Mantenha o seu carro seguro

Um carro mais seguro estacionado num local também seguro pode diminuir o prêmio (custo) da sua apólice. É conveniente ter instalados no seu carro um alarme, um imobilizador ou um rastreador profissional, usar cadeados ou trava para o volante de direção e/ou alavanca de câmbio e estacionar o seu carro em locais seguros, como garagens. Hoje em dia, estacionar o carro na rua não é uma boa ideia. Tudo isto pode diminuir o seu prêmio. Para mais detalhes, consulte o seu corretor de seguros.

3.  Menor potência = seguro mais barato

Um motor potente e um motorista inexperiente constituem uma mistura perigosa. É por isso que é uma boa ideia o seu primeiro carro ser pequeno e ter um modesto motor. Assim, ele fica mais fácil de dirigir, bebe menos combustível e fica mais barato de segurar.

4.  Evite carros modificados

Carros modificados para aumentar o desempenho e para melhorar o estilo, incluindo escapamentos com maior diâmetro de saída, rodas de liga leve, asas traseiras, equipamentos especiais de som, e outros detalhes como estes aumentam o seu prêmio. Há maior probabilidade de roubo desses carros.

5.  Aumente a franquia do seu seguro

A franquia é a parcela que você paga quando há um acidente. Hoje, em nosso país, há uma franquia mínima obrigatória. Assim sendo, se o seu carro for envolvido num acidente e houver um custo para fazer o conserto, se a sua franquia for, por exemplo, mil reais, e o orçamento total for cinco mil reais, você pagará os mil reais correspondentes à franquia e a seguradora pagará os outros quatro mil reais. Quanto maior for o valor da sua franquia, menor será o prêmio da sua apólice.

6.  Pesquise antes de fazer o seguro do seu carro

Há atualmente muitas seguradoras operando em nosso país e nem sempre o prêmio cobrado por uma determinada apólice é igual em todas elas. Faça uma pesquisa para obter a cotação mais barata, mas, não se esqueça de verificar se as condições oferecidas por cada apólice são as mesmas. Existem diferenças entre as seguradoras. Se você tiver dificuldades em fazer pessoalmente uma cotação, comparando preços e condições entre várias seguradoras, use os serviços de um corretor de seguros.

7.  Bônus por não usar o seguro

Esta talvez seja a melhor maneira de baratear o seu seguro. Todavia, você só poderá usufruir dessa vantagem após ter o seguro durante pelo menos um ano. Esse bônus é o desconto que você recebe se não usar o seguro durante todo o ano. A cada ano que passa sem que você precise usar o seguro, isto é, sem acidentes, o seu bônus aumenta um pouco, até atingir um valor máximo, após alguns anos.

8.  Mantenha a sua carteira de habilitação sem pontos

Uma carteira de motorista com zero pontos é o ideal para você baratear o seu seguro. Se você cometer infrações do código de trânsito, a cada infração cometida, dependendo da gravidade, você tem pontos anotados na sua carteira. Dependendo do número de pontos, você pode receber multas de trânsito, ou penalidades maiores, como, por exemplo, ficar impedido de dirigir até fazer um curso de reciclagem, ou mesmo ter a sua habilitação suspensa por um determinado período, ou ainda perdê-la definitivamente. É muito importante não beber álcool antes de dirigir, nem dirigir acima dos limites de velocidade estabelecidos para cada via.

9. O pagamento do prêmio da apólice

Este pagamento pode ser feito à vista, ou você poderá pagar em três ou quatro prestações mensais. Negocie com a seguradora e opte pelo que for melhor para você.

10. Não se esqueça da cobertura de despesas com terceiros

A cobertura do seguro obrigatório tem um limite. Todavia, se você se envolver num acidente e houver lesões pessoais de um terceiro, a conta das despesas médicas pode ficar muito cara. E, se você for considerado culpado pelo acidente, pode ter que paga-la. Assim sendo, sempre que for possível, faça uma cobertura adicional ao valor coberto pelo seguro obrigatório para possíveis despesas pessoais e materiais com terceiros.

Finalmente, seja honesto ao prestar informações sobre você mesmo ou sobre um acidente

Quando você faz um seguro, você está assinando um contrato com a seguradora, que é baseado em confiança entre as partes. Portanto informe sempre a verdade ao fazer uma solicitação de apólice de seguro, ao preencher o chamado perfil do motorista. A omissão de dados ou informações falsas podem ter graves consequências.

Descarte a tentação, se houver, de fraudar uma seguradora. Se uma fraude for descoberta, não apenas o pagamento de benefícios pode ser negado, como também você terá grandes dificuldades para fazer um seguro futuramente. E se, assim mesmo, você encontrar uma seguradora disposta a segura-lo, este seguro irá custar muito caro. Você poderá ainda receber uma multa, uma condenação e ter que arcar com todas as despesas legais. Isto simplesmente não vale a pena.


fonte: figaseguros
thumbnail
About The Author

Ut dignissim aliquet nibh tristique hendrerit. Donec ullamcorper nulla quis metus vulputate id placerat augue eleifend. Aenean venenatis consectetur orci, sit amet ultricies magna sagittis vel. Nulla non diam nisi, ut ultrices massa. Pellentesque sed nisl metus. Praesent a mi vel ante molestie venenatis.

0 comentários